'Salve o TikTok', diz Trump após aplicativo sair do ar nos EUA
'Salve o TikTok', diz Trump após aplicativo sair do ar nos EUA
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou apoio ao TikTok após a plataforma ficar indisponível no país devido a uma nova lei federal que suspendeu sua operação. Trump afirmou que pretende adiar a proibição do aplicativo por 90 dias.
A lei, aprovada pelo Congresso e sancionada pelo então presidente Joe Biden em abril de 2024, dava até o dia 19 de janeiro de 2025 para que o TikTok, controlado pela empresa chinesa ByteDance, encontrasse um comprador para suas operações nos EUA. Como isso não aconteceu, o app foi banido do país, sendo removido das principais lojas de aplicativos.
Trump, que assumirá a presidência em breve, publicou uma mensagem na rede social Truth Social dizendo "salve o TikTok" no mesmo dia em que a plataforma saiu do ar nos Estados Unidos. Além disso, o presidente eleito sinalizou que pretende adiar por três meses a proibição do aplicativo.
O governo americano alega que o TikTok coleta dados confidenciais de usuários e representa um risco à segurança nacional. A ByteDance, por sua vez, sempre negou as acusações. A Suprema Corte dos EUA já havia decidido, por unanimidade, que a lei que baniu o TikTok no país é válida e não viola a Constituição.
Apesar da decisão judicial, Trump parece disposto a intervir para tentar reverter a proibição do TikTok nos Estados Unidos, ao menos temporariamente. Sua posição contrasta com a da Casa Branca, que afirmou que a implementação da lei ficará a cargo do novo presidente.
Comments