A Sombria Realidade por Trás de Round 6
A popular série da Netflix, Round 6, chocou o público com seu retrato brutal de um jogo mortal pelo qual participantes desesperados competem. Porém, o que muitos não sabem é que essa trama possui paralelos perturbadores com uma história real que aconteceu na Coreia do Sul nas décadas de 1970 e 1980.
Durante esse período, o regime autoritário do país buscava "limpar" as ruas de moradores de rua e outros grupos marginalizados, em preparação para os Jogos Asiáticos de 1986 e as Olimpíadas de Seul de 1988. Surgiu então a instituição Brothers' Home, um enorme centro de "assistência social" que, na verdade, se assemelhava a um campo de concentração.
Relatos de sobreviventes revelaram que a realidade ali era de abusos, trabalho forçado, tortura e até mesmo adoções internacionais ilegais. Assim como em Round 6, os internos eram identificados por números, vestiam uniformes idênticos e eram submetidos a jogos cruéis. O centro tinha capacidade para 500 pessoas, mas chegou a abrigar mais de 4.000.
Apesar dessas semelhanças perturbadoras, o criador de Round 6, Hwang Dong-hyuk, nunca admitiu publicamente que essa trágica história tenha sido a inspiração para sua série. Ele cita outras influências, como os quadrinhos Battle Royale e Liar Game.
De qualquer forma, a história do Brothers' Home serve como um lembrete sombrio de que por trás de ficções distópicas, muitas vezes existe uma realidade ainda mais assustadora.
Comments